Com o aumento de golpes no mercado imobiliário, o CRECI-CE alerta sobre a importância de verificar a regularidade dos profissionais corretores de imóveis antes de realizar qualquer negócio.
Uma operação conjunta das Polícias Civis do Amazonas (AM) e do Ceará (CE) resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em aplicar golpes no mercado imobiliário. Os criminosos utilizavam anúncios de terceiros para negociar bens de forma ilícita em plataformas de vendas online. A investigação foi iniciada por meio da denúncia de uma vítima cearense que perdeu uma quantia de R$ 250 mil ao tentar adquirir um imóvel e não obteve retornos.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Ceará (CRECI-CE) tem intensificado suas ações para o combate à venda ilegal de imóveis e à prática de contravenções associadas. A atuação do CRECI-CE visa diariamente desarticular atividades fraudulentas e também conscientizar os consumidores sobre a necessidade de verificar a idoneidade dos profissionais que intermediam a negociação. Ressalta-se a importância da sociedade estar atenta sobre ofertas suspeitas de imóveis, especialmente na internet.
Francisco Ferreira, ouvidor do CRECI-CE, destaca que, em um ambiente propício a fraudes, realizar o processo de consulta pode ser uma medida essencial para garantir a integridade da negociação e prevenir prejuízos financeiros. “Ainda existem pessoas que atuam ilegalmente como corretores de imóveis, o que configura um crime de contravenção, já que a profissão é regulamentada e só pode ser exercida por profissionais devidamente habilitados. Em caso de suspeitas, o consumidor pode buscar ajuda por meio da Ouvidoria do CRECI Ceará, que disponibiliza um canal específico para denúncias, sugestões e reclamações. O canal está disponível 24 horas no site do CRECI, onde é possível encaminhar informações para verificar a regularidade e a legalidade de quem se apresenta como corretor de imóveis.”, reitera.
A adoção de pequenas atitudes ao comprar e alugar imóveis pode resultar em benefícios significativos. Ofertas com preços abaixo da média de mercado podem ser um indicativo de golpe. Portanto, ao se deparar com uma proposta suspeita, o consumidor deve verificar se o anúncio está sendo veiculado por um corretor de imóveis devidamente habilitado e registrado no CRECI. Para garantir a segurança da transação, os interessados devem consultar o site oficial do conselho na aba “Consulta de corretores” ou entrar em contato com a ouvidoria para confirmar a regularidade do profissional.
Publicado por Ellen Araújo em 04 dez 2024