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Novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida tornam mais fácil a compra da casa própria para grupos prioritários

Mulheres com baixa renda familiar são o foco da medida que busca fortalecer o acesso à moradia digna. 

 

Em 2024, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) implementou novas medidas para facilitar o acesso à moradia para grupos considerados prioritários. Nesta nova fase, mulheres chefes de família e vítimas de violência doméstica passaram a ter mais benefícios na aquisição da casa própria. A iniciativa visa promover a igualdade de gênero e proporcionar maior segurança e estabilidade financeira para milhares de brasileiras.

As novas diretrizes do programa agora priorizam o acesso habitacional para famílias que em sua configuração possuem a mulher como responsável. Além disso, ainda no âmbito do programa, a LEI Nº 14.620, de 13 de julho de 2023 assegura, em seu décimo artigo, que os contratos sejam formalizados em nome da mulher e outorgados independente do cônjuge.

Como resultado dessas mudanças, 85% dos contratos de subsídio são assinados por mulheres, conforme divulgado recentemente pelo Ministério das Cidades em nova publicação no seu portal. Essa nova abordagem representa um avanço significativo no combate ao déficit habitacional, especialmente em um cenário onde as mulheres são desproporcionalmente afetadas em termos de posse e acesso à moradia.

“Espera-se um aumento significativo na demanda de mulheres por imóveis, especialmente no Ceará. A prioridade dada a elas na assinatura dos contratos fortalece a autonomia feminina e incentiva ainda mais a busca pela casa própria.” afirma, Nayara Marques, diretora de vendas e sócia fundadora da Inov9 Imóveis.

Nayara Marques, corretora de imóveis

 

Para os corretores de imóveis, essa mudança também representa uma oportunidade de adotar um novo olhar sobre as mulheres que buscam realizar o sonho da casa própria e que necessitam de assistência especializada. 

“Os corretores podem se preparar para atender essas mulheres com uma escuta ativa e um olhar empático. Muitas possuem histórias de desafios e é fundamental oferecer um atendimento personalizado, que vá além da venda, focado em entender suas reais necessidades e orientar cada etapa do processo de forma clara e acolhedora.”, acrescenta a corretora. 

Publicado por Luan Gerard em 05 set 2024