Atendimento

Grande Fortaleza tem melhor desempenho em vendas de imóveis dos últimos 18 anos, segundo o Sinduscon-CE

Com resultados expressivos, o ano de 2024 se destaca como um ano de desenvolvimento positivo para o mercado imobiliário cearense.

Imagem: Mylena Moreira

Entre os meses de janeiro e outubro de 2024, Fortaleza e região metropolitana registraram um aumento significativo de 25% no volume de vendas de imóveis verticais e horizontais em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados, provenientes da última pesquisa de indicadores do mercado imobiliário divulgada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), refletem o crescimento orgânico do setor impulsionado por estratégias de vendas cada vez mais sólidas adotadas pelas construtoras. 

 

Com um valor geral de vendas (VGV) de R$6,2 bilhões, o crescimento se consolida em 27%, marcando o melhor desempenho dos últimos anos, desde 2006. Outro aspecto relevante é a redução no número de lançamentos, que embora tenha diminuído, contrasta com o aumento nas vendas, demonstrando um desempenho robusto do mercado em relação ao ano anterior.

 

“Foi um ano espetacular, marcado por uma consciência maior nas decisões de lançamento. Apesar de um número menor em comparação com 2023, as vendas cresceram 25% em relação ao ano anterior. Isso resultou em uma redução significativa nos estoques e uma velocidade de vendas extremamente alta, o que caracterizou o ano como um grande sucesso para o setor.” afirmou Sérgio Macedo, diretor de estatística do Sinduscon Ceará. 

O levantamento também apresentou resultados por regionais, destacando um crescimento de 20% nas vendas de apartamentos em Fortaleza, com um total de 7.527 unidades comercializadas. Na região metropolitana, as vendas atingiram 3.385 imóveis, refletindo um aumento expressivo de 46%. Dentre os municípios da região, Caucaia se destacou com um desempenho surpreendente, registrando quase 2.000 unidades vendidas, um número que se aproxima das vendas realizadas na capital cearense.

"Esse número é bem substancial. Isso demonstra a significativa capacidade de crescimento e o impacto desse desempenho." complementou, Sérgio. 

Para 2025, Sérgio Macedo revela que as expectativas de vendas se mantêm em um ritmo favorável, entretanto, destaca a necessidade do governo conter o aumento da taxa SELIC. “Se a SELIC continuar subindo, é provável que 2025 tenha um desempenho pior do que 2024. Portanto, é importante destacar que o governo também tem um papel fundamental nesse cenário. Se a SELIC permanecer em níveis favoráveis, as vendas podem continuar fortes.", destacou. 




Publicado por Ellen Alves em 06 dez 2024