Atendimento

GEAF realiza ações no Cariri cearense para coibir o exercício ilegal da profissão

 

Ação do Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal do COFECI no Cariri visa garantir a legalidade nas intermediações imobiliárias e fortalecer a profissão de corretores de imóveis.

Entre os dias 21 e 25 de outubro, o Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal do COFECI (GEAF) realizou ações nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Iguatu e Brejo Santo, na região do Cariri cearense. Esses municípios contam com 1.136 corretores de imóveis ativos.

O GEAF foi criado em 2007 e reúne sessenta profissionais de fiscalização de todos os regionais do Sistema COFECI-CRECI. “O grupo é composto por agentes de fiscalização de todo o país que obtêm as melhores pontuações anuais em números de documentos lavrados. O GEAF realiza uma fiscalização mais dinâmica, com o apoio dos agentes fiscais dos regionais onde as ações ocorrem. Vale ressaltar que as operações do GEAF em cada estado acontecem a partir de solicitações dos presidentes dos respectivos CRECIs”, explica Claudemir Neves, diretor nacional de fiscalização do COFECI.

Nesta operação, onze agentes fiscais participaram das diligências no Cariri, incluindo representantes da 7ª Região - PE, 4ª Região - MG, 19ª Região - MT, 8ª Região - DF e 24ª Região - RO, além de seis agentes de fiscalização do CRECI Ceará.

Antes de iniciar as diligências, foi realizada uma reunião na sub-região do CRECI Ceará, localizada na cidade do Crato, para definir a metodologia das ações e dividir as equipes.

Os agentes fiscais são responsáveis por fiscalizar intermediações imobiliárias, autuar, constatar, notificar corretores de imóveis e receber denúncias que podem identificar pessoas exercendo ilegalmente a atividade de corretagem.

Publicado por Luan Gerard em 25 out 2024