O Congresso levantou temas como ética, mediação e LGPD, destacando a importância do compromisso com a dignidade humana.
O CRECI-CE esteve presente nos dias 2, 3 e 4 de setembro no XXVII Congresso Brasileiro de Ouvidores que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que reuniu profissionais de todo o Brasil, proporcionou vasta troca de experiências e debates sobre inovação e práticas em ouvidorias públicas e privadas.
As ouvidorias desempenham um papel crucial ao permitir a participação pública nas instituições. Elas garantem a promoção dos direitos à cidadania por meio de uma comunicação facilitada com a sociedade, além de realizarem a solução de conflitos e melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados. Dessa forma, o congresso ofereceu uma oportunidade valiosa para os profissionais da área se atualizarem, com oficinas e discussões sobre temas relevantes para o aprimoramento das ouvidorias em todo o país.
O tema deste ano do congresso foi “A Ouvidoria e o Compromisso Ético: Metas e Resolutividade”. Durante o evento, foram discutidos diversos assuntos, incluindo mediação, conciliação, assédio moral e sexual, sistemas de gestão, entre outros. Francisco Ferreira, ouvidor do CRECI-CE, destacou a grande relevância da oportunidade, ressaltando que os debates contribuíram de maneira significativa para a abordagem de questões essenciais, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que assegura aos cidadãos direitos fundamentais de liberdade, intimidade e privacidade.
“Eventos como esse colaboram com a consolidação do trabalho da ouvidoria no sentido do conhecimento de novas leis e novas práticas no segmento. Então é muito importante a presença do CRECI-CE neste congresso porque quanto mais conhecimento buscamos, mais segurança podemos passar em nossos atendimentos.” afirmou, Francisco.
O assessor jurídico do CRECI-CE, Geovano Oliveira, também esteve presente no evento. "O congresso me permitiu ver o trabalho da ouvidoria sob uma nova perspectiva, além de reafirmar a importância e o impacto do trabalho que um ouvidor desempenha em uma organização.", disse, Geovano.
Ao final do evento, foi realizada uma visita à sede do CRECI-RJ, onde foi assinada uma carta de compromisso voltada a estimular iniciativas contra práticas de assédio. Essa iniciativa visa reforçar a importância de preservar a dignidade humana, promovendo a convivência pacífica e ética em toda a sociedade.
Publicado por Luan Gerard em 12 set 2024