Comissão colabora com a segurança do mercado e garante agilidade no processo de inscrição de novos corretores de imóveis.
Aconteceu nesta quarta-feira (08), a primeira reunião da Comissão de Análise de Processos de Inscrição (COAPIN) para o ano de 2025. Estiveram presentes os membros da comissão, Isabelina Fonteles, atual coordenadora, e os relatores Luiz Andre Mourão, Willians Moacir Barbosa, Aulio Façanha e Andréa Fernandes.
A COAPIN tem como propósito opinar quanto à regularidade, ou não, de processos de pedido de inscrição de pessoas físicas e jurídicas, inclusive no que respeita à autenticidade de documentos, com poder para diligenciar, proceder a oitivas, citações, notificações e todos os demais atos necessários ao cumprimento de seu desiderato. No momento citado foram analisados 97 processos, dentre eles 85 referentes ao regime de pessoa física e 12 ao de pessoa jurídica.
Isabelina Fonteles explica a importância da atuação da comissão no apoio à fiscalização da profissão de corretor de imóveis:
“A COAPIN desempenha um papel essencial para o CRECI-CE, pois garante a legalidade dos processos, verificando a documentação e assegurando que corretores e empresas atuem dentro da legislação vigente. Para os corretores de imóveis, obter a aprovação da COAPIN representa um importante reconhecimento profissional. Após essa aprovação, o corretor pode efetuar sua inscrição no CRECI-CE, o que simboliza seu compromisso com a ética e a responsabilidade profissional. Além disso, o corretor devidamente inscrito e regularizado tem acesso a benefícios exclusivos, como descontos em cursos e eventos promovidos pelo sistema COFECI-CRECI.”
As reuniões da COAPIN ocorrem periodicamente em datas marcadas pela coordenadoria, ou de acordo com a necessidade funcional, conforme calendário anual previamente fixado.
Publicado por Ellen Alves em 13 jan 2025