Na última terça-feira (25), foi realizada, no auditório do Sinduscon-CE, a reunião da Comissão de Pesquisa (CPES). A proposta do evento é apresentar mensalmente dados do mercado imobiliário, como lançamentos e vendas de imóveis. As pesquisas são realizadas há cerca de 15 anos.
Os principais indicadores da pesquisa são quatro itens: lançamento, vendas, velocidade de vendas e estoque. A pesquisa foi realizada em Fortaleza e Região Metropolitana.
Segundo os dados fornecidos na reunião da Comissão de Pesquisa do Sinduscon-CE, houve um aumento de 117%, de janeiro a maio de 2024, nos lançamentos em Fortaleza, em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 6 para 13 empreendimentos. No entanto, na Região Metropolitana, houve uma queda de 59%, passando de 32 para 13 lançamentos. No geral, considerando a Capital e Região Metropolitana, a queda foi de 32%.
Os indicadores do Valor Geral de Vendas (VGV) acompanharam os dados dos lançamentos. Em Fortaleza, houve um aumento de 168% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 1.883,8 milhões. Na Região Metropolitana, houve uma queda de 72%, passando de 1.147,2 milhões para 325,4 milhões.
O evento contou com a presença da 2ª Diretora Secretária do Creci Ceará, Silvana Mourão. Para ela, os dados são importantes para os corretores de imóveis e a parceria com as construtoras. “O corretor de imóveis faz parte da cadeia do mercado imobiliário. Então, dentro dessa cadeia, nós somos quem fazemos o marketing e realizamos a venda. Os construtores são quem fornecem ao mercado imobiliário o sonho da casa própria que nós, corretores, vendemos. Então, é muito importante mostrar para o consumidor final como é feito, com que base é feito, com que responsabilidade é construído o imóvel que ele vai adquirir”, explica.
Para a diretora, os dados podem também ajudar a quem está entrando no mercado. “Também serve como subsídio para quem está recentemente dentro do mercado imobiliário, e assim tomar como base. Temos que estar alinhados junto com as pessoas que constroem.”, completa.
Sérgio Macedo, Diretor de Estatística, apresentou os dados na reunião. Para ele, a inteligência de mercado é importante para qualquer empresa. “Tem que conhecer o que acontece no mercado. Não adianta pensar em ação ou produto, se ele está concorrido ou está mal vendido. Então, essa pesquisa embasa tudo isso: qual o preço daquela região? Como está sendo vendido? Qual o estoque que tem? Então, a inteligência de mercado é algo que enriquece muito”, afirma.
Texto: Luan Gerard
Fotos: Luan Gerard
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